quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sustentação sim, força não!

A coluna tem a função de sustentação, não de fazer força. Ela tem ossos pequenos, músculos que conseguem ficar muito tempo contraídos,  mas não de levantar pesos muito grandes.

Compare esses pequenos ossos com os ossos das pernas e braços. Eles são grandes, longos e os seus músculos tem a capacidade para fazer força, muita força até, e logo relaxar. São feitos para isso.
Quando abaixamos para pegar um objeto no chão sem dobrar os joelhos, exigimos que a coluna aguente todo o peso que nosso tronco tem da cintura para cima (mais ou menos 40 kg num adulto), mais o do objeto.         

Ao dobrar os joelhos e o quadril para pegar esse mesmo objeto, quem faz a força são as pernas para abaixar e subir e os braços para pegar o objeto. A coluna se manteve ereta, só sustentou o peso como já faz em pé, sem quase nenhuma sobrecarga a mais.

Ao carregar uma mochila nas costas, esta deveria ser só 10% do peso de uma criança, ou seja, se ela pesa 40 kg só deveria levar 4 kg em sua mochila, e o restante em uma pasta a frente do corpo. Minha filha sempre reclamava que seus braços cansavam! Ora, eles foram feitos para aguentar algum peso! Eu dizia: Vai carregando que eles ficam fortes, daqui a pouco você nem sente mais!

Claro, sem excesso! O excesso deveria ficar no armário da escola, mas isso já rendeu muita discussão. Não é meu objetivo agora.

O fato é: cada um faz a sua tarefa, a coluna não pode assumir funções que não foram feitas para ela, dia a dia, sem ter danos. Sempre que usamos algo que não foi idealizado para aquela função, a coisa não dura muito.

Imagine: podar plantas com uma tesoura escolar, usar martelo de carne para colocar pregos na parede, etc. Até dá para fazer, mas não vai durar!

Coluna não se compra na papelaria ou supermercado. É só essa que temos e que vamos ter até o final. Cuidado total! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário