segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ritual do Corpo


    Sabe aqueles livros com títulos que chamam nossa atenção na livraria e que parecem que  vão nos salvar de todos os nossos problemas em segundos? Tipo:
·                                                                 Três minutos para uma vida livre de dor!
·                                                                    Felicidade em 10 passos
                                                Emagreça comendo pão 

  Acho o máximo! Como seria bom, Meu Deus! Como algumas pessoas sempre tentam um caminho que parece milagroso, que não requer esforço algum!

Eu pessoalmente adoro ler as introduções desses livros, pois é aí que eles vão vender seu peixe, dar o máximo de si para nos convencer que eles realmente tem razão. É aí onde eu aprendo as melhores comparações para explicar os problemas  com as situações do dia a dia, objetos, etc que tanto facilitam o entendimento.

Os métodos em geral são razoáveis, vem da experiência de cada um no seu trabalho, mas como sempre acontece, generaliza muito, protocola muito e o ser humano é tão diferente entre si!

Bem , porque falei tudo isso? Um desses livros que vi, A-D-O-R-E-I  a comparação que o Dr Weisberg fez entre a prevenção dentária e o cuidado osteomuscular. Comento sempre com meus pacientes e me permito reproduzir e compartilhar com vocês:

“Você escova seus dentes todos os dias? A prevenção dentária é um conceito novo. Na virada do último século, o simples hábito de manter os dentes limpos não fazia parte da rotina diária e era considerado normal as pessoas começarem a perder os dentes próximo dos 30 anos. Assim que a prevenção com a escovação se tornou um ritual, muitas das deteriorações dentárias foram erradicadas.

Quanto tempo levamos para escovar os dentes por dia? Poucos minutos, e a transformação foi brutal!


O que fazemos diariamente para proteger e manter nossos músculos e articulações? Que cuidados preventivos para a saúde deles realizamos? Nada, ou quase nada e isso traz trágicas consequências!” 
 
Pelo contrário,nos  sentamos mal muitas horas por dia, carregamos peso, nos movimentamos cada vez menos e pior.

Estamos condicionados a acreditar que a dor é uma parte inevitável da idade e é difícil acreditar que se possa fazer algo sobre isso.

Será que uma vez que os cuidados preventivos com os músculos e ossos se tornarem um ritual, a maioria das dores que as pessoas sofrem não seriam eliminadas?

O sistema ósteo muscular tem uma habilidade inata de permanecer saudável, voltando ao seu melhor grau possível de normalidade.

Temos que favorecer isso, mantendo a postura correta, fazendo movimentos frequentes e seguros e corrigindo as disfunções e a mecânica errada.  Temos profissonais capacitados para nos ajudar  como os fisioterapeutas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais que estudam para isso e se atualizam com as novas pesquisas na área, não só cuidando dos problemas já estabelecidos como nos ajudando também na prevenção.